A criança mentiu, e agora?

Quem nunca contou uma mentirinha, hein? Às vezes para preservar a nossa intimidade, evitar um constrangimento, sair de uma situação difícil na qual você ainda não tem uma decisão, todo mundo mente em algum momento da vida. Mas, por que as crianças mentem?

Muitas vezes o infanto-juvenil mente para não decepcionar alguém querido, para conquistar algo que deseja, para fugir de responsabilidades, chamar a atenção, impressionar alguém ou para evitar um castigo.

Importante ficarmos atentos pois a mentira também pode surgir como uma forma de esconder angústias e frustrações, pois a criança e/ou adolescente não está sabendo lidar com a realidade conflitante, assim, tende a imaginar e viver uma realidade criada, que lhe traga satisfação e bem estar. Assim, pais, fiquem atentos e avaliem, pois, a mentira pode não ser intencional!

Fica a dica: pais e mães, exercem um papel muito importante na formação de caráter e integridade do seu filho. O exemplo de honestidade, compromisso com a verdade, parte da dinâmica familiar.

E como lidar com as mentiras dos nossos filhos? Sugestões:

Não crie armadilhas para contradizer e explique as consequências de não falar a verdade sempre, com exemplos do seu dia a dia, ou seja, jogue situações em família para que eles escutem indiretamente e percebem o modelo da verdade.

Não dê punições e faça acordos para que compreendam melhor, pois quando você é imperativo muitas vezes não funciona. E assim, crie a oportunidade e dê a oportunidade de eles corrigirem o erro. E por último, não exponha os pontos negativos do seu filho em público, a conversa é em casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo
× Como podemos te ajudar?