DEPRESSÃO INFANTO-JUVENIL

É importante estar atento aos sinais de alerta da depressão infanto-juvenil, pois muitas vezes alguns sintomas podem ser considerados normais, por fazer parte do desenvolvimento psíquico infantil, como malcriação e birra. Mas, atenção! Pode não ser!

Um olhar atento dos pais a mudanças repentinas de comportamento é fundamental para decidir a busca de um profissional capacitado para apoiar a criança quando mais precisa de ajuda!

O diagnóstico é difícil e não se faz apenas através da relação dos sintomas comportamentais e sim com a correlação desses sintomas com o contexto da sua aparição e as consequências causadas. Normalmente costuma manifestar-se a partir de uma situação traumática, como: separação dos pais, mudança de escola, perdas de familiares, etc. E tudo vai depender da idade cronológica e da maturação de cada um.

 

Sinais de alerta:

Dores de cabeça, abdominais, tristeza constante, faz xixi na cama com frequência, demonstra irritabilidade, perde o gosto de fazer as coisas que antes tinha prazer, apresenta manha e dificuldade de ficar longe dos pais, fobias diversas, indecisão, distúrbio na alimentação, se isola nas brincadeiras, se mostra cansada, não quer ir à escola, mal rendimento escolar por falta de concentração,…

Como sugestão de prevenção promova um estilo de vida saudável, estabelecendo rotina com regras e compromissos, como também com diversões e relaxamento. É importante manter a constante comunicação com a criança, perguntando como foi o seu dia na escola, como foi seu passeio, como está se sentindo, enfim, um modo de se aproximar dos acontecimentos do seu filho e ao mesmo tempo despertar na criança o seu interesse e preocupação com ela. E perante a frustração, garanta que tudo vai ficar bem, mostre que podemos não acertar sempre e que é normal, faz parte! Modo de fortalecer a coragem, confiança e autoestima do seu filho(a).

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo
× Como podemos te ajudar?