Estimulação Precoce

Estimulação Precoce é uma série de atividades efetuadas, direta ou indiretamente, com a criança desde a idade mais precoce possível. Com o objetivo de proporcionar-lhe a maior quantidade de oportunidade de interação afetiva e adequada com o meio ambiente, estimula seu desenvolvimento em geral ou em áreas específicas, tais como o desenvolvimento sensório motor, da linguagem etc.

Temos a estimulação precoce que vem a caráter preventivo e a estimulação não precoce que é remedial ou de reabilitação em crianças que já apresentam dificuldades no desenvolvimento.

A família tem um papel fundamental na formação da criança. Os pais devem estar disponíveis e com tempo para transformar os momentos de estimulação em ocasiões ricas e agradáveis para todos. Não esquecendo que durante a convivência diária, além de estimular a criança, pode-se também observá-la e entender seus limites e dificuldades.

Durante a estimulação precoce, trabalhamos sempre nas quatro áreas:

  • Estimulação motora,
  • Cognitiva
  • Sensorial
  • Comunicação

Trata-se de realizar um intenso treinamento para criação e manutenção dos hábitos elementares de vida. A ênfase é oferecer à criança um programa contínuo de estimulação, fornecendo-lhe permanente descoberta de si e seu ambiente, tornando-a agente ativo do processo educacional.

Chegar o mais cedo possível aos profissionais que tratam do problema vai fazer toda diferença no desenvolvimento da criança já nos primeiros anos de vida. Nesta fase, com exceção dos traços físicos, a defasagem não é muito evidente. Por isso é vital que essa criança comece a ser estimulada imediatamente.

É importante salientar que, existe uma grande variação no desenvolvimento, das crianças.
Os jogos e as brincadeiras, além de serem úteis para a aquisição da motricidade, têm grande importância para que a criança se desenvolva do ponto de vista mental e afetivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo
× Como podemos te ajudar?