MAU COMPORTAMENTO

O mau comportamento é um sinal que a criança está passando por alguma dificuldade.

Os pais muitas vezes, não entendem o porquê desse comportamento e acabam rotulando a criança como “mal educada” e a punem com castigos, a fim tentar resolver o problema. Com isso, a criança acaba se comportando pior ainda e o castigo serve apenas como um reforçador do mau comportamento.

As causas do mau comportamento são variadas, vão desde a um excesso de estímulos, até questões relacionadas a carência, insegurança e frustrações. E por estarem em fase de desenvolvimento das suas habilidades, principalmente as emocionais.

Mas como resolver?

• Estimule hábitos, valores e condutas, para alimentar a autoestima do seu filho.

• Execute a “educação positiva”: reforce, elogie e valorize;

• Mostre a consequência do comportamento adequado perante o errado, assim a criança vai se sentir aceita, orientada e apoiada.

A melhora virá quando a criança se sentir segura e estar com pessoas que acreditem nela, e não só com pessoas que apontam o erro.

Nas intervenções terapêuticas posso ajudar avaliando e contextualizando com empatia a situação problema para apoiar a criança a reelaborar as suas ações. Como também, ensinar a controlar melhor os seus impulsos, através de uma autodisciplina que fazemos nas nossas atividades. É um trabalho feito em conjunto, a participação da família é essencial para o sucesso de qualquer processo de busca de melhora e aperfeiçoamento de habilidades que fazem parte do desenvolvimento infantil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo
× Como podemos te ajudar?