Sergio Junior | Postado em |

PREGUIÇA OU DIFICULDADE DE APRENDIZADO?
Transtornos, dificuldades ou problemas de aprendizagem são desordens que dificultam o ritmo de aprendizado de uma pessoa. Esses problemas podem ser detectados a partir dos cinco anos de idade e necessitam de acompanhamento de psicopedagogos, psicólogos, dentre outros. Existem tratamentos que diminuem o grau dos transtornos de aprendizagem ao longo dos anos.
Importante ressaltar que as crianças/jovens podem apresentar certas dificuldades de aprendizagem, que podem estar relacionadas a outros fatores, como: problemas familiares, de relacionamento com educadores e/ou colegas, etc. Os transtornos de aprendizagem se configuram como uma desordem acentuada que interfere no modo de adquirir conhecimentos.
Tipos mais comuns de transtornos / distúrbios de aprendizagem:
Dislexia
A principal característica da dislexia é a dificuldade em ler e escrever. Pessoas com dislexia apresentam atrasos para o aprendizado da leitura e da fala, problemas para memorizar palavras, regras ortográficas e conceitos, dispersão e falta de atenção. A dislexia é um problema crônico, com origem no cérebro, coluna vertebral e nervos (neurobiológica).
Discalculia
Dificuldades para compreender e assimilar regras, conceitos e operações matemáticas. Portadores desse transtorno possuem sérios problemas em realizar operações que envolvam números, além da dificuldade em ler símbolos matemáticos, operar cálculos numéricos e realizar operações mentais e escritas.
Disgrafia
A disgrafia é um distúrbio que dificulta a percepção e capacidade escrita dos indivíduos, levando os portadores a frequentemente cometerem diferentes erros ortográficos. De acordo com especialistas, o transtorno pode estar relacionado a problemas psicomotores, levando as pessoas a apresentarem dificuldade em formar palavras, reconhecer e diferenciar maiúsculas e minúsculas, espaçamento das palavras, entre outras.
TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade)
Um dos transtornos de aprendizagem mais conhecidos, o TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) é uma doença crônica que causa comportamento agressivo, ansiedade, dificuldades de aprendizagem, inquietação, entre outros. Os casos geralmente são detectados na infância e acompanham as pessoas durante a sua vida. Em alguns casos, a pessoa nasce com o problema e em outros passa a apresentar o problema após episódios de tensão e estresse.
A dificuldade no aprendizado, é uma questão que aflige boa parte dos pais. Algumas dessas dificuldades, podem ser por outras questões, que não estão relacionadas a qualquer distúrbio ou transtornos. Algumas vezes, a metodologia da escola não se enquadra com o perfil do aluno, material conteudista e assim por diante.
Devemos estar sempre atentos aos menores sinais de dificuldade que nosso (a) filho (a) apresenta. Nesses casos, procure um profissional para lhe orientar qual a melhor forma de amenizar os prejuízos no aprendizado.
2 Comentários
Eu queria saber como posso pra ajudar minha filha , ela tem essas dificuldades pra aprender não fica quieta , não presta atenção, ela mesma já falou que não consegue, queria saber o que posso tá fazendo
Olá Suzane,
Como sabemos a preguiça não é algo constante, é passageira….
Quando a criança apresenta qualquer tipo de dificuldades no aprendizado, aconselhamos uma Avaliação Psicopedagógica, afim de investigar o não aprender.
Estou à sua disposição
Graziela Grezzi Baptista