PSICOTERAPIA INFANTIL

A psicoterapia infantil é o cuidado e a atenção com a saúde mental da criança. É nesse processo que a mesma terá um espaço potencial para acolhimento das suas angústias, medos e inseguranças.


Assim, com o intuito de promover uma infância saudável a psicoterapia infantil utiliza a técnica da ludoterapia para caminhar rumo ao bem-estar familiar, a prevenção e solução de conflitos.


A ludoterapia, utiliza o brincar. A brincadeira é a forma natural da criança vivenciar todos os acontecimentos do seu dia a dia e até mesmo compreender o mundo que a cerca. Assim, ela consegue aprender, ganhar experiência, desenvolver-se, exercitar sua criatividade e identificar seus sentimentos, envolvendo os aspectos ligados à percepção de si, afetividade, interação e socialização, como também o desenvolver do seu cognitivo.


As primeiras sessões são realizadas com os pais e/ou responsável. Realizamos entrevistas iniciais (anamnese) para reunir informações sobre a história da criança e a dinâmica familiar. Com isso, teremos maiores condições de entender a queixa e avaliar os objetivos e ações do trabalho. As sessões seguintes são realizadas apenas com a criança.


A participação dos pais neste processo é imprescindível para sua evolução, muitas vezes, se faz necessário solicitar aos pais informações, como também, oferecer-lhes auxílio para o desenvolvimento satisfatório do processo psicoterapêutico. Fazemos assim, orientação parental periodicamente, a cada 6 sessões com a criança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo
× Como podemos te ajudar?