Vamos entender a ansiedade?

A ansiedade é a reação do corpo ao desconhecido. Ou seja, é um estado emocional caracterizado por sentimentos de tensão, preocupação, medo e pensamentos ruins. Assim, acabam se tornando pessoas pessimistas e tristes, pois acreditam que algo ruim está prestes a acontecer a qualquer momento, mesmo que não haja nenhuma evidência que aponte para isso.

Ressalto que quando a ansiedade é moderada, no seu estado normal, é saudável para todas as pessoas, pois serve como um impulso, um combustível para planejarmos ações futuras. Mas, quando em excesso, perdemos total controle e pode se tornar uma patologia e/ou transtorno.

Temos o transtorno de ansiedade de separação, que está relacionado com o distanciamento de figuras de apego. O transtorno de ansiedade generalizada, que se faz perante preocupações excessivas e incontroláveis sobre diferentes aspectos da vida. E o transtorno de ansiedade social, mais conhecido como fobia social, que se acentua em situações sociais, o medo de ser avaliado pelos outros.

Com a ajuda da TCC (terapia cognitivo comportamental), é possível trabalhar e focar na reestruturação dos pensamentos, chegando a um equilíbrio entre pensamento x emoção x comportamento.

Como sou especialista em crianças e adolescentes, utilizo dessa linha de trabalho e os resultados são bem positivos e progressivos. Através de sessões semanais de terapia, com exercícios e aplicações de técnicas específicas, e também uma atenção voltada ao acolhimento e amparo, proporciono um espaço neutro, para que o paciente se sinta à vontade e livre para as suas expressões.

Fica a dica para cuidar da ansiedade do seu filho: incentive a autonomia, crie uma rotina estruturada, explique a sua ausência, acolha com abraço, não ceda a pedidos com choro e ajude-o a enfrentar os seus medos.

Precisa de ajuda? Está passando por alguma dificuldade com o seu filho? Estou pronta para te orientar. Entre em contato!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo
× Como podemos te ajudar?